Explante de Próteses Submusculares
- Dr. Washington Lima

- há 54 minutos
- 1 min de leitura
Todo explante de silicone deve ser tratado com a devida atenção pois é uma cirurgia mais complexa que a cirurgia para colocar os implantes.
A cirurgia de explante é uma oportunidade da paciente obter melhora estética e funcional das mamas. Portanto, deve ser indicada a melhor técnica e ser abordada com o maior cuidado possível. E isso envolve o tratamento adequado do músculo peitoral maior durante o procedimento quando a prótese de silicone está posicionada atrás do músculo.
Recentemente, houve um aumento na utilização do plano submuscular (dual plane) para colocação dos implantes de silicone. Anteriormente considerada uma conduta de exceção, ela passou a ser, infelizmente, regra na prática de muitos cirurgiões plásticos. Infelizmente, porque pode resultar em complicações como dores crônicas e animação dos implantes ao movimento. O músculo peitoral maior é um dos principais responsáveis pelos movimentos e estabilidade articular dos membros superiores.

O explante dessas próteses colocadas em plano submuscular possui particularidades e precisa ser tratado da maneira adequada. A cirurgia envolve reinserção do músculo peitoral maior no local correto. A não realização da reconstrução pode ocasionar deformidades estéticas difíceis de serem corrigidas, como retração dos tecidos, animação residual, falta de definição no contorno da mama e concavidade no polo inferior da mama.

Vale a pena mencionar aqui as etapas de um explante bem executado:
Casulectomia total
Reparo muscular (se necessário)
Reposiocionamento do tecido mamário
É fundamental que o explante mamário seja tratado com o devido cuidado e realizado de maneira apropriada para se obterem os melhores resultados.



Comentários