top of page

Reconstrução da Mama com o Próprio Tecido vs. Reconstrução com Implantes.



Existem várias opções de reconstrução mamária após a mastectomia. Podemos dividir as opções em 2 grupos: autólogo (usando o próprio tecido) e aloplástico (usando implantes). Os dois tipos de reconstrução melhoram a qualidade de vida das pacientes, mas muitos estudos mostram que a reconstrução autóloga proporciona maiores índices de satisfação comparados à reconstrução com implantes.


Em um estudo, comparou-se a qualidade de vida de pacientes submetidas à reconstrução com o próprio tecido com a de pacientes submetidas à reconstrução com implantes. O grupo submetido à reconstrução com tecido autólogo obteve melhores resultados em 5 categorias: satisfação com as mamas, satisfação com os resultados, bem-estar sexual, físico e psicológico. O estudo concluiu que a reconstrução com tecido autólogo obteve resultados superiores quando comparado à reconstrução com implantes.


Em outro estudo (veja aqui), analisaram os resultados de pacientes que foram submetidas à reconstrução com implantes e, posteriormente, tiveram esses implantes substituídos pelo retalho DIEP (tecido do abdome). Após a troca do implante pelo tecido do abdome, as pacientes obtiveram melhora na qualidade de vida (satisfação com as mamas, bem-estar psicossocial, físico e sexual).


Apesar dos resultados, é importar salientar que cada paciente é única e o tratamento deve ser individualizado. É fundamental que as pacientes conheçam todas as opções de reconstrução para que possam decidir em conjunto com a equipe médica o melhor tratamento para o seu caso.


Agende uma avaliação hoje mesmo.


Autor: Dr. Washington Lima





12 visualizações0 comentário

Comments


whatsapp-logo-PNG-Transparent.png
bottom of page